Vitória para os trabalhadores da limpeza urbana. Empregos garantidos.

Governador garante que nenhum trabalhador terceirizado da limpeza urbana será demitido.

A partir de uma negociação encabeçada pelo meu mandato com a participação do Sindlurb, nesta sexta-feira, o governador Ibaneis Rocha anunciou a promessa da recontratação de cerca de 700 trabalhadores da limpeza urbana do Distrito Federal e nenhum trabalhador terceirizado será demitido.

Ele lembrou que, quando antes mesmo de tomar posse, me chamou para conversar que essa licitação do SLU seria uma tragédia e que resultaria em muitas demissões de trabalhadores para trazer tecnologia e economia, sem se preocuparem com o que fariam com os trabalhadores.

Tudo isso aconteceu hoje, em que um grande grupo de trabalhadores terceirizados da limpeza pública do Distrito Federal foi ao Palácio do Buriti na luta pelos seus empregos. Muitos trabalhadores estavam chorando, pois, estavam demitidos, mas, com a promessa do governador, o choro se transformou em alegria.

Esses trabalhadores foram demitidos pelas empresas contratadas pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) em virtude dos novos contratos firmados para o serviço de coleta de lixo no Distrito Federal.

O GDF vai exigir a readmissão junto ao SLU. Antes da decisão desta sexta-feira, 100 trabalhadores já haviam sido readmitidos. Agora, o governador Ibaneis promete contratar mais 400 para criar equipes volantes. Os 200 restantes, no período do seguro-desemprego, serão acomodados em outros empregos.

Ele disse: “Ninguém vai ficar desempregado. Isso é um compromisso nosso. Caso não nas mesmas funções, serão admitidos em outros locais nas empresas prestadoras de serviço. Esse é um governo para os pobres”, falou o governador. Inclusive, ele adiantou que as equipes já estão sendo readequadas.

Eu e o deputado Rafael Prudente ficaremos como fiscais do cumprimento da determinação do governador. Agora, o sindicato vai repassar uma lista com os funcionários que deverão ser readmitidos.

Quero salientar a participação do Sindlurb que participou unido na resolução deste problema. O companheiro Nonato, diretor do sindicato, celebrou a readmissão dos trabalhadores. Ele disse que foi uma vitória da classe, pois, cerca de 70% do grupo de serviço é formado por mulheres.

Na quinta-feira, um grupo de centenas de trabalhadores ocupou as galerias da CLDF para batalhar pelos empregos. Eles foram recebidos por mim e, de dentro do Plenário, encaminhei essa reunião com o governador desta sexta-feira.

Estaremos atentos ao cumprimento de cada promessa feita pelo governador pelas empresas contratadas do GDF.

Contem sempre com o nosso mandato.