Ataque aos índios é covardia, afirma Vigilante

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) repudiou, na tarde de hoje, o ataque truculento da Polícia Militar contra os indígenas em frente ao Congresso Nacional. Eles pleiteavam a paralisação imediata da demarcação de terras indígenas e protestavam contra o enfraquecimento da Fundação Nacional do Índio (Funai).

“A minha surpresa é perceber que os mesmos índios que estiveram conosco, ontem, estarem sendo atacados de forma covarde”, disse. “Faço um apelo ao governador Rodrigo Rollemberg para não liberar a PM para atos truculentos como este. Eu fico com vergonha de um país que espanca os índios desta maneira”, disse Chico Vigilante.

Na Câmara Legislativa, o parlamentar destacou a legitimidade da pauta de reivindicação dos aproximadamente três mil índios que participavam da Marcha dos Povos Indígenas. Em frente ao Congresso, o grupo foi recebido pela Polícia Militar com gás de pimenta e bombas de gás lacrimogênio.

Chico Vigilante relatou que, na noite anterior, o ex-presidente Lula recebeu o grupo de lideranças indígenas durante o Seminário “Estratégias para a Economia Brasileira”, realizado no Congresso Nacional.

Para ele, a ação truculenta da PM foi ordenada pela direção do próprio Congresso, uma vez que a área que os índios protestavam é de jurisdição do Governo Federal.