Audiência: CEB Pública, patrimônio do povo

categoria indefinida

Audiência: CEB Pública, patrimônio do povo

No próximo dia 19 de fevereiro, a Câmara Legislativa vai realizar a audiência pública “Em Defesa da CEB Pública – Patrimônio do Povo”. A iniciativa é do deputado Chico Vigilante, em conjunto com a deputada Arlete Sampaio. O debate terá início às 19h, no Plenário da CLDF.

A audiência pública vai ouvir especialistas, sindicalistas e funcionários da empresa energética para desmistificar os mitos da privatização e apontar os equívocos e impactos da venda das empresas públicas. O Governo do Distrito Federal pretende privatizar a CEB Distribuição até o próximo mês de abril.

“Entendemos que a privatização não é a solução. Não há melhora na eficiência dos serviços ou diminuição de custos para o consumidor com a privatização de uma empresa pública”, justificam os deputados.

Para Chico Vigilante e Arlete Sampaio, a proposta de privatizar a CEB ameaça a segurança energética, a soberania e a capacidade de desenvolvimento da cidade.

“Aqueles que defendem a privatização querem transformar nossos direitos sociais em bens de consumo ou mercadorias para serem vendidas sob as regras do mercado, promovendo lucros para empresários e investidores”, justificam.

Os distritais argumentam que o Estado não pode abdicar da participação em setores da economia que são de interesse público fundamental, sob o risco de privar a população carente de receber recursos básicos, como a energia elétrica.

Na audiência pública será entregue pelo Sindicato dos Urbanitários no Distrito Federal (STIU) uma proposta como alternativa à privatização da CEB. A entrega de uma proposição contrária foi prometida à presidenta do Tribunal de Contas do Distrito Federal pelo sindicato em dezembro passado.

Equipe Chico Vigilante

Equipe Chico Vigilante

Deixe uma resposta