“Chico às Claras”: deputado presta contas do mandato em evento na CLDF

Em um auditório lotado na Câmara Legislativa, o deputado distrital Chico Vigilante (PT), realizou o evento “Chico às Claras”, na noite desta quinta-feira (1º). O parlamentar prestou contas das atividades e conquistas alcançadas pelo mandato em 2016 a trabalhadores de todo o Distrito Federal.

Estiveram presentes trabalhadores sem-terra, vigilantes, comerciários, trabalhadores de serviços gerais e servidores públicos, oriundos de diversos sindicatos e associações.

img_2241

O evento começou com a exibição de um vídeo institucional mostrando as principais realizações do mandato de Vigilante na Câmara. Destaque para a luta de treze anos contra o cartel dos postos de combustíveis. Desse combate árduo, resultou na Operação Dubai, com a prisão dos donos das grandes redes, e na redução do preço dos combustíveis no DF.

img_2753

O deputado, anfitrião do evento, afirmou que o país atravessa um momento difícil, no qual o principal assunto é a retirada de direitos trabalhistas. Comentou também a criminalização dos movimentos sociais. “Precisamos continuar com um Brasil diferente e com uma sociedade diferente. É possível fazer política com honestidade”, disse.

img_2701

O ex-ministro Ricardo Berzoini avaliou que o trabalho de Vigilante representa o que seria o verdadeiro mandato petista. “Nem todos os mandatos petistas são tão identificados com o PT, como o do Chico. O mandato do Chico é na rua, junto dos movimentos”, testemunhou.

img_2565

O presidente do Sindicato dos Vigilantes do DF, Paulo Quadros, disse que tem a honra de integrar um dos sindicatos mais atuantes do Brasil, ao lado do parlamentar. O sindicalista contou que o deputado nunca deixou de lutar pela classe trabalhadora. “Chico Vigilante é um deputado que sobe em cima de um caminhão para defender a categoria”, disse.

O advogado José Oscar Pelúcio, ilustre representante do movimento comunista brasileiro, lembrou histórias das greves organizadas por Chico Vigilante. “Tem sido um baluarte na luta dos trabalhadores de todas as categorias, não só dos vigilantes”, recordou.

img_2666

O coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), Marco Antônio Barato, disse que a direita brasileira terá muitas dificuldades de se sobressair no Brasil a partir de reuniões como a de ontem. “Eventos, como o de hoje, são necessários para juntar as forças de esquerda no Brasil”, disse.

img_2417

A presidente do Sindiserviços, Maria Izabel Caetano, contou que todas as vezes que necessitaram, encontraram em Vigilante o apoio para as demandas dos trabalhadores terceirizados.

img_2527

O representante do Sindicato dos Comerciários disse que a classe trabalhadora passa por um momento muito difícil, com perdas de direitos. O sindicalista afirmou que o movimento trabalhista está perdendo as lideranças e é necessário manter a resistência. “Precisamos ter um companheiro combativo como é o deputado Chico Vigilante”, testemunhou.

Após os depoimentos, o evento “Chico às Claras” foi finalizado com a apresentação artística do grupo de forró “Trio do Nordeste”, que embalou a noite com sucessos como “Asa Branca”.img_2765

Na praça da Câmara, o deputado ofereceu um rodízio de caldos quentes para a confraternização dos participantes.