Chico Vigilante apresenta projeto para sustar o aumento da energia elétrica

É o quinto reajuste da conta de luz do Governo Rollemberg

O líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara Legislativa, deputado Chico Vigilante, apresentou nesta quarta-feira (20) um Projeto de Decreto Legislativo sustando o aumento das tarifas de energia elétrica da Companhia Energética de Brasília (CEB).

Anunciado ontem, a CEB foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) a proceder uma revisão extraordinária das tarifas, com aumento médio de 8,81% para os consumidores em geral e de 8,88% para consumidores de alta tensão.

Para o deputado, trata-se de um aumento muito acima da inflação, uma vez que o INPC está em 1,76% para um período de 12 meses.

“Os reajustes promovidos pelo Governo Rollemberg estão acumulados em 80%, enquanto o INPC do período é de 22%. Isso significa que o Governo Rollemberg aumentou a conta de luz quase quatro vezes acima do índice de inflação”, avalia o deputado.

Chico Vigilante, que é presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), também avalia que, com o país em crise e com 400 mil desempregados no DF, a população se encontra endividada e as empresas lutam com dificuldades para manterem seus negócios.

“Esse aumento, portanto, é descabido. Um aumento desse porte na conta de energia vai contribuir para piorar ainda mais a situação econômica das empresas e famílias do Distrito Federal”, conclui.