Chico Vigilante defende autonomia da Defensoria Pública do DF

O líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara Legislativa, deputado Chico Vigilante, defendeu a autonomia da Defensoria Pública do Distrito Federal. A afirmação foi feita em um evento realizado na sede do órgão para distritais na manhã desta sexta-feira.

“O nosso papel é cada vez mais conseguir autonomia para a Defensoria Pública do DF. A Defensoria não é e nem pode ser considerada como um órgão do Poder Executivo. Deve ser um órgão autônomo, com recursos, para continuar fazendo a defesa dos vulneráveis”, destacou o parlamentar.

O deputado minimizou o fato de que a Defensoria incomodaria o governo com sua atuação. Para ele, a DPDF deve, sim, ser insistente em seu trabalho em favor dos mais pobres. “O dia em que a Defensoria não estiver incomodando o governador, a coisa está errada.

Chico Vigilante também sugeriu que a Defensoria Pública amplie sua atuação para os fins-de-semana e feriados, para auxiliar, principalmente, nos casos de internação de pacientes com reduzidas condições financeiras e que necessitam da ação dos defensores para terem um atendimento adequando nos hospitais do DF.

No evento, a Defensoria Pública apresentou aos distritais uma Carta de Serviços contendo com diagnósticos, ações e projetos do órgão no Distrito Federal.

A defensora pública-geral do DF, Maria de Nápolis, explicou as possibilidades de interação entre o órgão e os representantes do povo.

“Com a renovação da Câmara Legislativa, queremos apresentar a vocês nossa Carta de Serviços e falar das possibilidades que temos de contribuir para as políticas públicas”, disse.