Chico Vigilante sugere ao GDF implantação de aplicativo de transportes nos moldes do de Araraquara

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) apresentou esta semana, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), indicação sugerindo ao Poder Executivo  a implantação de um aplicativo de transporte no DF nos termos do sistema intitulado “Bibi Mob”, criado no município de Araraquara (SP) – que tem sido destaque em todo o país. A ideia de Vigilante é fazer com que Brasília e Regiões Administrativas passem a adotar o mesmo modelo, implantado pelo prefeito do município paulista Edinho Silva, do PT.

Segundo Vigilante, o aplicativo permite o retorno aos motoristas de 95% do valor de cada corrida e tem como objetivo principal, a garantia de direitos a esses trabalhadores, bem como maior segurança aos usuários de transportes, já que este serviço não sofrerá com cancelamentos de viagens, preços altos e abusivos, nem serviços de má qualidade.

“O aplicativo não visa lucro. É um serviço que se dará mediante parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e uma cooperativa, que ficará com 5% do valor das corridas para os custos operacionais”, explicou o parlamentar.

Conforme informações da prefeitura de Araraquara, o Bibi Mob conta hoje com 200 motoristas e mais de 7.000 usuários cadastrados. Surgiu depois das manifestações de motoristas de aplicativos de transportes em 2020, revoltados com o sistema de submissão ao qual estavam inseridos.

Pelo modelo implantado, cada motorista paga cerca de R$ 10,00 ao mês para usar o aplicativo e esses trabalhadores passaram a ter uma outra relação de trabalho, focada na auto organização.

De acordo ainda com Chico Vigilante, informações da prefeitura de Araraquara são de que o aplicativo é um sucesso em toda a cidade e os trabalhadores conseguiram alcançar melhores condições de trabalho, especialmente dentro de uma categoria sofrida e explorada. “O maior benefício é o fato de não se tratar de uma empresa convencional, mas sim de uma cooperativa de trabalho onde os próprios motoristas são sócios proprietários”, destacou.

“Acredito que a implantação de um sistema no mesmo modelo será de grande valia não apenas para os motoristas como também para toda a população do DF, principalmente diante do cenário pandêmico e de crise que se assola por todo o país. Considerando a relevância do tema, espero contar com o apoio do GDF para atendimento dessa medida”, enfatizou o distrital.