Sessão Solene vai homenagear o artista plástico Nemm Soares

O artista plástico Nemm Soares vai receber homenagem na Câmara Legislativa. Proposta pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT), uma sessão solene ao artista mineiro, que faleceu neste ano, será realizada na próxima sexta-feira (21), a partir das 15h, no plenário da CLDF.

Nascido em Belo Horizonte, o artista plástico vivia em Brasília desde 1977 e espalhou sua arte por diversos pontos da cidade. Espaços culturais, como o Clube do Choro e o restaurante Mercado Municipal de Brasília exibem obras dele. Nemm Soares faleceu em junho deste ano, aos 60 anos, vítima de um AVC.

Para o parlamentar, o artista fez história na capital federal, marcou gerações e teve um papel fundamental para a formação da identidade cultural da cidade.

“O Nemm deixou um legado para cultura brasiliense e brasileira e merece ser reconhecido por esta Casa de Leis. Apesar da morte precoce, o legado que ele deixou demonstra que um artista nunca morre”, lembra.

A sessão solene será realizada simultaneamente com a abertura oficial de uma exposição na Câmara e do lançamento de uma linha de produtos desenvolvidos a partir da obra do artista. A exposição, que acontece no Foyer do Plenário da CLDF, está aberta ao público no período de 10 a 31 de outubro.

A mostra conta também com obras originais e as realizadas pelo Projeto Parceria. Além disso, os trabalhos dos artistas Eugênio Monteiro, Paulino Aversa e Henrique Vilaverde, completam a exposição.

Vida e arte –
Nemm Soares nasceu em Belo Horizonte (MG), em 1955. Aos 22 anos mudou-se para Brasília e aqui ficou conhecido por ter as obras caracterizadas pelo grafismo e pela geometria estampadas em restaurantes, estabelecimentos comerciais, clínicas e na arquitetura de diversos projetos da Casa Cor.

Entre suas obras mais conhecidas e apreciadas está o painel do Clube do Choro, localizado no Eixo Monumental.

Durante a carreira artística, Nemm Soares teve milhares de obras catalogadas, entre elas, telas, painéis, esculturas e objetos, como castiçais e candelabros.

Seus trabalhos estão representados em diversos locais de Brasília.