CLDF debate transporte público no DF

Notícias

CLDF debate transporte público no DF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal vai realizar, nesta quarta-feira (1º), às 15h, uma Comissão Geral para debater a situação atual do transporte público no Distrito Federal. De proposição do deputado Chico Vigilante (PT), a comissão deve receber o Secretário de Estado de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro; membros do Conselho de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal (CTPC/DF); o presidente do Sindicato dos Rodoviários do Distrito Federal e usuários do sistema.

“Estamos em uma situação em que o usuário está refém de um sistema que é perverso. Amanhã a gente precisa passar esse sistema a limpo, efetivamente. Não dá para continuar do jeito que está”, salienta Chico Vigilante.

Idade da frota e repasse para as empresas
Em decisão recente, o CTPC ampliou a idade da frota de ônibus para dez anos. A partir de Projeto de Decreto Legislativo de autoria de Chico Vigilante, os deputados sustaram os efeitos da decisão e mantiveram a vida útil dos veículos em sete anos, como estabelecem os contratos em vigor. Também foi enviado à CLDF o projeto de lei nº 2.057/2021, de autoria do Executivo, estabelecendo um repasse de R$ 100 milhões para as empresas de transporte, como fora feito no mês de junho.

“O Poder Executivo precisa apresentar a real situação financeira do Sistema de Transporte Público Coletivo e as perspectivas para o ano corrente. Haverá necessidade de mais recursos? Quanto? Como? Quais razões?”, indaga o deputado.

A Comissão Geral ocorre quando a sessão plenária da CLDF é transformada para os distritais debaterem assunto relevante à sociedade.

Chico Vigilante

Chico Vigilante

Deixe uma resposta