Com 14 milhões de desempregados, Brasil está à beira do desespero

O golpe parlamentar-midiático, imposto à sociedade brasileira pelos golpistas Michel Temer e Aécio Neves, traz estampado em sua face a mais absoluta catástrofe para a nação brasileira.

Hoje, na média, 14% da população economicamente ativa brasileira está desempregada. Em algumas unidades da federação, este índice sobe muito. No Distrito Federal, por exemplo, 20% da população está desempregada.

É o que revelam os dados da PNAD, divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira, 31. O Brasil soma 14 milhões de pessoas desempregadas. Esse número é maior do que a população de países como Portugal, Bélgica, Grécia e muitas outras nações ao redor do mundo.

Apenas em um ano do governo golpista de Michel temer, período em que ele destruiu a economia brasileira, a taxa de desemprego aumentou em 23%.

No entanto, há de ser levado em consideração que o IBGE apenas considera como desempregado, o trabalhador que procura emprego há pelo menos trinta dias. Com base nessa premissa, podemos crer que esse índice possa até ser maior, pois, à medida em que trabalhadores desistem de procurar emprego, passam a não ser contabilizadas como desempregados.

O resultado é desolador. O mundo hoje olha para o Brasil como o berço dos desesperados, pois, o desemprego está trazendo desespero às pessoas à medida em que não há perspectivas de encontrar uma nova vaga de trabalho.

Há, ainda, a questão da diminuição da massa salarial em que, praticamente, todas as categorias estão negociando reajustes salariais em percentuais abaixo da inflação.

Entretanto, o pior dessas notícias, é ter que encarar o cinismo de algumas autoridades, como o ministro da Fazenda, que afirma que o Brasil está voltando a crescer e novos empregos estão sendo criados. Balela.

De nada adianta o ministro golpista Henrique Meirelles afirmar que a reforma trabalhista vai resolver a questão do desemprego. Muito ao contrário. Essa reforma vai precarizar ainda mais os empregos existentes, sem gerar novas vagas no mercado de trabalho, pois, foi encomendada pelos donos do capital internacional e pelos bancos. E o mesmo pode ser afirmado com relação à reforma da Previdência.

A verdade é que essa nação está à beira do colapso. Este país está se tornando ingovernável, com o poder executivo atolado em denúncias de corrupção e com o legislativo completamente desmoralizado.

Nem no judiciário o povo acredita mais, ao perceber que vigora um estado policialesco, onde a regra não é a lei, mas sim, a força. Tudo isso reflete de forma incisiva nas altas taxas de desemprego verificadas no país.

Em 40 anos de liderança sindical, nunca imaginei que nós iríamos chegar a esse ponto. Estamos prestes a nos tornar um país de párias, formado por milhões de desprezados pela rica classe dominante.

Chico Vigilante, deputado distrital pelo PT-DF

Assuntos Relacionados