Comunidade do Incra 9, em Ceilândia, recebe novo Ponto de Encontro Comunitário (PEC)

Na tarde deste sábado, 21 de abril, aniversário de Brasília, o deputado Chico Vigilante (PT), esteve em agenda no Incra 9, em Ceilândia. Ele foi visitar as instalações do Ponto de Encontro Comunitário (PEC), entregue pela Novacap, a partir de emendas do distrital.

A academia ao ar livre já é um sucesso. Tanto, que os moradores se revezam na utilização dos aparelhos por meio de listas de espera.

“Pude constatar a satisfação desse povo com a PEC. inclusive, ela está sendo tão demanda, que tem uma lista de inscrição. Muito bom quando a comunidade reconhece um benefício que é prestado para ela”, comentou o deputado.

A moradora da região, Márcia Gomes da Silva, comentou que a comunidade já pedia um equipamento público para a diversão das pessoas há algum tempo. “A PEC foi uma vitória para a nossa comunidade. Porque aqui não tem nada”, afirmou.

Agora, a comunidade solicita a construção de um parquinho infantil para uso das crianças. “Vamos colocar recursos na Novacap e trazer esse parquinho para a região”, avisa Chico Vigilante.

Reivindicações – Chico Vigilante também aproveitou a visita à PEC para ouvir as reivindicações da comunidade local para a saúde, mobilidade urbana e telecomunicações.

A principal reivindicação é uma linha de ônibus que passe perto da Gleba 3, após o posto da Polícia Rodoviária Federal. “A comunidade não é atendida por ônibus. A situação é crítica pois a comunidade consegue o cartão fácil, porém, não há ônibus na região”, conta Márcia.

De imediato, o deputado telefonou para o secretário de Mobilidade e agendou de levar uma comissão ao DFTrans para encaminhar um ofício assinado pela comunidade.

Os moradores também reivindicaram que as operadoras de telecomunicações entreguem internet de banda larga na região. Atualmente, o acesso à internet é realizado por meio de sinais via rádio o que, na opinião dos moradores, é entregue em potência fraca.

Chico Vigilante conversou diretamente com responsáveis na empresa Oi para a informar da demanda. A resposta foi imediata, a empresa solicitou a entrega de um abaixo-assinado com a reivindicação e prometeu a realização de estudos de viabilidade na região.

Outra reivindicação foi o pedido para que os moradores do Incra 9 possam ter um posto de saúde ou, ao menos, poderem ser atendidos em unidades de saúde próximas. A reclamação é de que a comunidade não é atendida pelos postos de saúde da Ceilândia. Chico já agendou compromisso com o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, para levar a demanda da sociedade e solucionar o caso.