Construção do Museu da Educação perto de uma solução

A construção do Museu da Educação do Distrito Federal, a partir da réplica da primeira escola pública de Brasília, que há anos esbarra na burocracia, pode encontrar uma solução nos próximos dias. Dentro de vinte dias o projeto do museu deve estar liberado pelo TCDF e o edital da licitação pode ser entregue no prazo de 60 dias.

A informação foi dada pelo deputado Chico Vigilante (PT) em audiência pública para debater a questão. O projeto está emperrado devido a uma questão burocrática no Tribunal de Contas do DF.

A audiência realizada na Câmara Legislativa teve a participação de professores, parlamentares, pioneiros de Brasília, estudantes, representantes da comunidade e autoridades do governo.

“Todo mundo está convencido da importância estratégica e da necessidade de construir o Museu da Educação”, disse o deputado.

Esta é uma importante questão a ser resolvida para determinar o início das obras. O deputado informou que a Novacap consegue lançar o edital da licitação em 60 dias, a partir do desentrave do processo.

Os deputados Chico Vigilante e Joe Valle se comprometeram a tratar a levantar o restante do orçamento com emendas parlamentares para a construção. A obra está estimada em R$ 7,7 milhões. No entanto, apenas R$ 150 mil foram destinados na Lei Orçamentária Anual (LOA) para a obra.

Chico Vigilante também irá propor uma alternativa, a inclusão da obra do museu no remanejamento de recursos do orçamento para o Governo do Distrito Federal.

Museu – O Museu da Educação do Distrito Federal será construído no Parque Ecológico e Vivencial da Candangolândia, em terreno vizinho ao local aonde foi construída a primeira escola pública de Brasília, a Escola Júlia Kubitscheck, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, inaugurada em 1957.