Deputado Chico Vigilante apresenta projeto para extinguir IGESDF

Notícias

Deputado Chico Vigilante apresenta projeto para extinguir IGESDF

O deputado Chico Vigilante (PT) apresentou, nesta quarta-feira (10/2), um projeto de lei para extinguir o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) e a gestão do Hospital de Base, Hospital de Santa Maria e UPAs retornar para o Governo do Distrito Federal.

“Instituído como a salvação da saúde pública do Distrito Federal, o modelo de gestão implantado no IGESDF, em curso espaço de tempo, mostrou-se um grande fracasso, conforme vêm divulgado diariamente os meios de comunicação”, justifica o deputado.

O deputado justifica que o IGESDF, apesar de estar livre das amarras do concurso público e dos processos licitatórios, tem-se mostrado ineficiente na gestão da saúde e deixado de atender a contento a população do Distrito Federal. “Comparado com o Hospital de Base, quando era gerido pela Secretaria de Saúde, o modelo de gestão do IGESDF tem-se mostrado um grande retrocesso”, afirma.

Paralelamente a isso, o IGESDF vem acumulando dívidas milionárias, além de estar envolvido em diversas irregularidades, objeto de investigação do Tribunal de Contas, da Polícia Civil e do Ministério Público. Até operação policial (Operação “Quarto Círculo”) já foi deflagrada para apurar as irregularidades, contanto, inclusive, com apoio da Controladoria Geral da União (CGU).

O deputado argumenta que é preciso trazer autonomia administrativa e financeira aos hospitais públicos e UPAs para comprarem e contratarem os insumos necessários ao pleno funcionamento da atividade-fim. Ele sugere a criação de um Programa de Descentralização de Recursos, a exemplo do PADF que está vigorando para a educação pública.

“Por isso, entendo que o melhor para a população do DF é a extinção do IGESDF, em virtude da sua ineficiência, devendo o Poder Executivo adotar o modelo de autonomia administrativa e descentralização de recursos para os hospitais e unidades de pronto atendimento”, justifica Chico Vigilante.

Chico Vigilante

Chico Vigilante

Deixe uma resposta