DIA DE LUTA POR IGUALDADE E RESPEITO

Artigo

DIA DE LUTA POR IGUALDADE E RESPEITO

DIA DE LUTA POR IGUALDADE E RESPEITO
O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi incluído no calendário escolar nacional em 2003 durante a gestão do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas apenas em 2011 foi oficialmente instituído pela lei federal 12.519. A data, que faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, é marcada por atividades organizadas pelo movimento negro em diferentes regiões do Brasil.
Apesar de vigorar oficialmente apenas em 2011, a escolha da data aconteceu ainda na década de 1970. O movimento negro questionava a legitimidade do 13 de maio (Dia da Abolição da Escravatura) para o povo negro. Pois, a assinatura da Lei Áurea não garantiu de fato a liberdade, os ex escravos não receberam nenhum tipo de assistência do poder público para iniciar suas vidas de forma digna.
O Dia Nacional da Consciência Negra é uma data para refletir sobre a situação da população negra no país, sendo essa população a mais atingida pela violência policial e pelas desigualdades sociais e econômicas. Nossa sociedade tem profundas marcas das desigualdades que foram desenhadas ao longo da história. É preciso despertar a consciência para esse fato. O Dia da Consciência Negra é um dia de reflexão e luta por um Brasil mais igualitário.
Chico Vigilante
Deputado Distrital
Chico Vigilante

Chico Vigilante

Deixe uma resposta