Distritais evitaram aumento exorbitante do IPVA do DF este ano, lembra Vigilante

Distritais evitaram aumento exorbitante do IPVA do DF este ano, lembra Vigilante

Fevereiro está chegando e, com ele, o período de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotorees (IPVA). Durante votação em dezembro passado, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou um reajuste de 10,42% para esse imposto em 2022, em vez dos 22% previstos originalmente no texto enviado pelo Poder Executivo.

O percentual de reajuste aprovado, bem menor do que o previsto, foi fruto de articulação e muita briga dos deputados da oposição “que não aceitaram mais gastos nas costas da população”, conforme destacou o deputado distrital Chico Vigilante (PT).

“Não aceitamos a proposta do Governo do Distrito Federal (GDF) para o cálculo do IPVA em 2022. O texto inicial queria que a base de cálculo fosse a tabela de preços da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que registrou, no ano passado, valorização estimada de 22%”, esclareceu Chico Vigilante.

“Lutamos para conseguir que o reajuste ficasse fixado na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), de 10,42% porque entendemos que a população, tão sacrificada nos últimos anos, não pode ter mais um aumento de despesas”, enfatizou o parlamentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.