Em primeira mão: veja como será o cineteatro do Centro Cultural de Ceilândia

Notícias

Em primeira mão: veja como será o cineteatro do Centro Cultural de Ceilândia

Maquete será entregue nesta sexta, às 19h30

O que era sonho, demanda e reivindicação da comunidade de Ceilândia, está próximo de se tornar realidade. Ainda neste ano devem começar as obras de construção do Bloco C do Centro Cultural da cidade.

A informação é do deputado Chico Vigilante (PT) que, nesta sexta-feira, às 19h30, apresentará ao público o projeto arquitetônico e a maquete do cineteatro para 400 lugares.

“Os artistas e a população de Ceilândia aguardam este centro cultural há mais de 30 anos. Não medirei esforços para que essa obra seja iniciada e concluída o quanto antes”, lembrou o parlamentar.

Por meio de emendas parlamentares, Chico Vigilante garantiu a destinação de R$ 2 milhões para a obra de construção. Essa é a última etapa antes da empresa pública realizar a licitação da obra, pois, somente com o projeto arquitetônico pronto é que a Novacap poderá realizar o orçamento do custo total da construção.

Com capacidade para 400 expectadores, o cineteatro do Centro Cultural de Ceilândia terá mezanino, banheiros familiares e o palco será moderno em formato de caixa cênica, com 10 metros de altura.

A construção do Bloco C do Centro Cultural é resultado da ação do gabinete do deputado Chico Vigilante e contempla as reivindicações do setor cultural de Ceilândia, representados pelo Movimento Retomada.

Tendo sido projetado no fim dos anos 1980 para ser o principal meio de inclusão da maior cidade do DF no mapa cultural, o Centro Cultural teria biblioteca, pavilhão de cursos, arquivo de memória, ginásio de esportes, praças, cineteatro, restaurante e teatro de arena.

Passados mais de 30 anos, a obra ainda não foi concluída e somente foi entregue metade do estabelecido. Somente a Biblioteca e o Pavilhão de Cursos foram concluídos e os teatros nunca saíram do papel.

Foi somente em dezembro de 2017, com a reunião promovida por Chico Vigilante com representantes das áreas da educação, cultura, esporte, comunidade, com conselheiros de Cultura de Ceilândia e autoridades do Governo do Distrito Federal para tratar das previsões de recursos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2018, foi que a conclusão do espaço começou a sair do papel e a se tornar realidade.

Desde então, o gabinete vem discutindo de forma constante os mecanismos para a conclusão do Centro Cultural com os movimentos culturais, com engenheiros e arquitetos da Novacap e com a Administração Regional.

Já em 2018, Chico Vigilante viabilizou a realização de reuniões técnicas na Novacap e no Centro Cultural para destravar o processo. Como a concepção original era antiga, foi necessária uma grande readequação em virtude de questões, como acessibilidade, e do avanço de uma estação do Metrô, que passa ao lado do local.

No âmbito da Câmara Legislativa, o parlamentar presidiu uma audiência pública, no dia 5 de abril, para debater com artistas, lideranças culturais e representantes do Governo do Distrito Federal as medidas a serem tomadas para construir os blocos que ainda faltam no espaço.

“Assumo o compromisso de não abandonar este projeto no meio do caminho. Irei até o fim, até que este Centro Cultural seja entregue definitivamente à comunidade de Ceilândia”, promete Chico Vigilante.

SERVIÇO

O quê: Apresentação da maquete e do projeto arquitetônico do cineteatro do Centro Cultural de Ceilândia.
Quando: sexta-feira, 11 de maio, às 19h30
Onde: Centro Cultural de Ceilândia.
QNN 13, Ceilândia Norte

Equipe Chico Vigilante

Equipe Chico Vigilante

Deixe uma resposta