Emoção marca homenagem aos 51 anos da Ceilândia

 

Uma noite de muita homenagem e emoção. Assim foi considerada a sessão solene da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), realizada na noite da última segunda-feira (28), na Escola Parque Anísio Teixeira, na Ceilândia. O evento comemorou os 51 anos da cidade e foi realizado a partir de um requerimento que teve como autor o deputado distrital Chico Vigilante (PT), morador de lá há mais de 40 anos.

A sessão foi marcada por falas louvando o crescimento e a história do povo da Ceilândia – originado em sua maioria pelos candangos que vieram para o Distrito Federal trabalhar nas obras de construção de Brasília. Além da busca em si dessa população pelo progresso, já que hoje a Ceilândia possui um dos principais índices do Produto Interno Bruto (PIB) do Distrito Federal e várias indústrias que exportam produtos.

A Ceilândia também é conhecida como uma das cidades mais nordestinas do DF, o que foi ressaltado pelos sanfoneiros, que abriram o evento cantando o hino nacional ao ritmo de forró, seguido da música Asa Branca, de Luiz Gonzaga – esta última, tida como o hino dos nordestinos.

Local acolhedor – Chico Vigilante afirmou que a Ceilândia não é só a maior cidade do Distrito Federal, “o que por si só já demandaria uma justa homenagem”. “É um local acolhedor, construído pela força e criatividade de sua gente trabalhadora. A cidade pulsa cultura e diversidade, orgulho de seu povo batalhador”, frisou.

Dentre as muitas autoridades e moradores presentes, participaram do evento o administrador de Ceilândia, deputado distrital Delegado Fernando Fernandes (sem partido); a superintendente da Região de Saúde Oeste da SES/DF, Lucilene Maria Florêncio de Queiroz; o presidente da Associação das Empresas do Setor Industrial (Assedic), Rogério Samir Ribeiro e o presidente da Associação Comercial de Ceilândia (ACIC), Clemilton Saraiva.

Além deles, também se manifestaram e fizeram suas homenagens à cidade a deputada federal Erika Kokay (PT), o presidente do Ceilândia Esporte Clube, Ari de Almeida; a presidente do SindServiços, Maria Isabel Caetano dos Reis; o presidente da Associação dos Feirantes, Produtores Rurais e Atacadistas da Feira de Ceilândia e Entorno (Afeprace), Vilson José Oliveira, e da diretora da Escola Parque de Ceilândia Anísio Teixeira, Neide Rodrigues.