Frente Parlamentar em Defesa das Estatais será lançada nesta quinta, na Câmara Legislativa

Notícias

Frente Parlamentar em Defesa das Estatais será lançada nesta quinta, na Câmara Legislativa

Colegiado atuará contra a privatização da CEB, Caesb, Metrô e BRB

A Câmara Legislativa instala nesta quinta-feira (10), às 9h30, a Frente Parlamentar em Defesa das Estatais do DF. O objetivo da nova frente é organizar, no parlamento local, a resistência contra a venda da CEB, Caesb, Metrô-DF e BRB. O lançamento acontecerá no Plenário da CLDF.

Proposto pelos deputados Chico Vigilante (PT), Arlete Sampaio (PT) e Fábio Felix (PSOL), o colegiado também será formado pelos distritais Agaciel Maia (PL), Leandro Grass (REDE), Prof. Reginaldo Veras (PDT), Reginaldo Sardinha (Avante) e Roosevelt Vilela (PSB).

Para o deputado Chico Vigilante, a necessidade da criação de uma Frente Parlamentar se justifica em virtude destas empresas atuarem em setores da economia que são de interesse público fundamental e, por esta razão, precisam continuar públicas.

“O Estado não pode abdicar da participação em setores da economia que são de interesse público fundamental, sob o risco de privar a população carente de receber recursos básicos, como a energia elétrica, saneamento básico e transporte público”, afirma.

Para o líder da Minoria na CLDF, deputado Fábio Felix (PSOL), a frente vai ser uma instância fundamental de defesa das empresas públicas, que são um patrimônio da cidade Vigilante.

“Está em curso uma tentativa de demonização do estado e de desqualificação das empresas e de seus trabalhadores. Essa postura faz parte do projeto privatizador do governo, pois sabemos que os dados apresentados não correspondem à realidade das estatais”, asseverou Felix.

A deputada distrital Arlete Sampaio alerta que diversos países têm reestatizado empresas que haviam sido privatizadas.  Pesquisa realizada pela Transnational Institute (TNI) aponta que 884 empresas foram reestatizadas em todo o mundo entre 2000 e 2017.

“A proposta de privatização das empresas públicas vai contra toda a experiência que o mundo possui. Mais de 880 empresas foram reestatizadas no mundo civilizado. A privatização das estatais do DF representará a elevação das tarifas e o não atendimento às comunidades mais carentes”.

O lançamento terá a participação de representantes do Sindicato dos Urbanitários no DF (STIU/DF), do Sindicato dos Metroviários (SindMetrô/DF), Sindágua-DF, FETEC, e demais entidades representativas, centrais sindicais e sindicatos de trabalhadores.

BNDES – Após anunciar a intenção de privatizar as empresas públicas, o GDF deu início ao processo de venda das estatais com a assinatura de um contrato de cooperação com o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) para o planejamento de projetos de privatização da CEB, Caesb e Metrô.

O evento terá transmissão ao vivo pelo canal da CLDF no YouTube e pela TV Comunitária de Brasília, canal 12 da Net.

Serviço:
Comissão Geral – Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Empresas Públicas

Data: 10/10/2019
Horário:
9h30
Local:
Plenário da Câmara Legislativa do DF

Equipe Chico Vigilante

Equipe Chico Vigilante

Deixe uma resposta