Governador Ibaneis mente sobre reajuste das forças de segurança do DF

Governos do PT concederam dois aumentos nos últimos 10 anos

Nesta terça-feira, o presidente Capitão-Capiroto assinou uma medida provisória concedendo reajuste de 8% para policiais civis, militares e bombeiros do Distrito Federal. A assinatura da MP foi realizada em evento no Palácio do Alvorada.

Nessa mesma reunião, o governador Ibaneis Rocha afirmou que as forças de segurança ficaram sem reajuste por 14 anos devido à falta de interlocução entre os governos anteriores.

Sobre essa informação, afirmo que o governador precisa ser melhor assessorado e informado, para não faltar com a verdade.

Lembro ao governador que, em 2009, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador José Roberto Arruda assinaram a lei 12.086, que concedeu reajuste imediato de 17% a 27 mil policiais militares e bombeiros do DF.

A sanção do Plano de Carreira foi realizada em solenidade pública no Ginásio Nilson Nelson em frente a milhares de integrantes das forças de segurança.

Muito diferente de agora, em que o Governador Ibaneis organizou uma cerimônia escondida junto com o Capitão-Capiroto.

Ressalto que, na Lei 12.086, também foi incluída a progressão do plano de carreira, que beneficiou com ascensão funcional mais de 90% de todos os policiais e bombeiros.

Cabe também lembrar que, a Polícia Civil, durante o período Lula/Arruda teve os vencimentos iguais aos da Polícia Federal, paridade que, hoje, está esquecida.

Ou seja, embora de partidos diferentes, Lula e Arruda tiveram boa relação institucional e, em conjunto, concederam o aumento.

E, disso, os policiais e bombeiros não se esquecem.

Mais recentemente, no governo da Presidenta Dilma Rousseff, quando o DF era governado por Agnelo Queiroz, a assinatura da Lei Federal 12.894/13, concedeu 15% de aumento para os militares (PM e Bombeiros) e para a Polícia Civil.

O reajuste foi escalonado em 3 parcelas de 5% ao ano, com data-base em 1º de março de cada ano, começando já em 2013.

Lembrando desses fatos, fica escancarada a mentira de que, nos últimos 14 anos, não houve aumento para policiais civis, policiais militares e Bombeiros no Distrito Federal.

Também cai por terra a afirmação de falta de interlocução entre os governos, uma vez que, as relações entre os governos federal e distrital nunca foram tão boas, como nos períodos das administrações do Partido dos Trabalhadores.

Diante destes fatos, o governador Ibaneis Rocha deveria colocar a mão na consciência e se desculpar com a população por manifestar essa inverdade.

Chico Vigilante
Deputado distrital (PT)

Assuntos Relacionados