LULA SERÁ INDICADO PARA NOBEL DA PAZ

O escritor e ativista de direitos humanos, Adolfo Pérez Esquivel, vai indicar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o prêmio Nobel da Paz. A informação foi dada em entrevista exibida na última terça-feira (13) à TV do Trabalhador (TVT).

O Nobel da Paz de 1980 defendeu a indicação de Lula para o prêmio, por suas ações de combate à pobreza e disse que querem tirar o ex-presidente da disputa eleitoral “acusando-o de um delito inexistente”.

“Vou indicar Lula ao Prêmio Nobel da Paz. Penso que ele merece por todo seu trabalho contra a pobreza e a fome. A fome é um crime”, afirmou.

De acordo com os estatutos da Fundação Nobel, uma indicação é considerada válida se for submetida por uma pessoa enquadrada em critérios pré-estabelecidos, como, ser vencedora do Prêmio Nobel da Paz. Podem ser indicados pessoas individuais ou organizações.

A seleção – O Comitê Norueguês do Nobel é responsável pela seleção dos candidatos elegíveis e pela escolha dos laureados do Prêmio Nobel da Paz. O Comitê é composto de cinco membros apontados pelo “Storting”, o parlamento norueguês. O prêmio é entregue em Oslo, na Noruega.

A lista com os mais populares laureados com o Nobel da Paz inclui Martin Luther King Jr., Malala Yousafzai, Madre Teresa de Calcutá, Nelson Mandela, Desmond Tutu e Barack Obama, dentre outros.