Mesmo com contingente reduzido, Rollemberg cede PMs para STJ

No ano de 2000, o contingente da Polícia Militar era de 15.213 policiais e a população do Distrito Federal era de 2.043.169 habitantes. Agora em 2018, quase duas décadas depois, a população do Distrito Federal saltou para 3.039.444 habitantes, um crescimento de 1/3.

No entanto, o contingente da PMDF não acompanhou o crescimento demográfico da cidade e, ao contrário, foi reduzido absurdamente. Agora são 10.898 policiais militares, representando uma diminuição de 1/3 do número de 18 anos atrás.

Em 2000, a relação entre policiais e cidadãos no DF era de 1 PM para cada 278 habitantes. Agora, ela caiu drasticamente de 1 PM para cada 134 habitantes.

É por isso que a violência tomou de conta no Distrito Federal, especialmente, nos crimes contra o patrimônio, como furtos de celulares, bicicletas e assaltos a residências, por exemplo.

Porque a população cresceu 1/3 em pouco menos de 20 anos e o contingente da Polícia Militar foi reduzido na mesma proporção.

O mais absurdo desta situação é que, mesmo diante destes números, o Governador Rodrigo Rollemberg (PSB) teve o disparate de assinar um convênio com o Superior Tribunal de Justiça (STJ) cedendo policiais militares para realizarem a segurança pessoal dos ministros daquela corte.

Diante disso, estou trabalhando contra para derrubar esse convênio e para aumentar o contingente da Polícia Militar do Distrito Federal.

Ampliar o contingente de policiais militares é fundamental e urgente para devolver a tranquilidade à população de Brasília.

Deputado Chico Vigilante, líder do Partido dos Trabalhadores na CLDF