Chico Vigilante diz não ao aumento do IPTU

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) não votará pelo aumento do IPTU, como propôs o governador Rodrigo Rollemberg (PSB).

Em nota, o parlamentar afirma que a todo instante o governador anuncia uma medida para tirar dinheiro da população.

Vigilante lembra que, em 2015, o governador já havia reajustado vários impostos, como IPVA e o ICMS da sua conta telefônica e dos combustíveis.

Na época, Rollemberg também propôs o reajuste do IPTU em até 600% em alguns casos. Chico Vigilante foi um dos principais articuladores para barrar a proposta na Câmara Legislativa.

“Apresentamos ao Governador a proposta de recadastramento imobiliário, o que podia aumentar a arrecadação sem penalizar os mais humildes. Ele não fez nada”, afirma em nota.

Confira a nota na íntegra!

NÃO AO AUMENTO DO IPTU

O Governo Rollemberg não sossega. A todo instante anuncia uma medida para tirar dinheiro da população.

Em 2015, aumentou vários impostos, como IPVA e o ICMS da sua conta telefônica e dos combustíveis.

Também propôs à Câmara Legislativa, no início de 2015, aumentar o IPTU em até 600% em alguns casos. Nós barramos isso.

Apresentamos ao Governador a proposta de recadastramento imobiliário, o que podia aumentar a arrecadação sem penalizar os mais humildes. Ele não fez nada.

Propusemos a cobrança da dívida ativa, que está em mais de R$ 16 bilhões. Ele também nada fez.

Neste ano, mandou um projeto de lei para autorizar o aumento da TLP acima da inflação. Eu e o Deputado Ricardo Vale apresentamos emenda e conseguimos barrar essa intenção.

No início desta semana, por meio da ADASA, inventou uma tarifa de contingência que aumenta a conta d’água em até 40%. Nós somos contra. Se for preciso, vamos barrar esse absurdo aqui na Câmara Legislativa ou até mesmo na Justiça. Aumentar a conta d’água não vai fazer chover, mas penaliza toda a população neste momento de crise.

E, não satisfeito, ontem, dia 29/9, anunciou que vai insistir no aumento do IPTU! É um absurdo. Nossa população está fazendo das tripas coração para poder pagar suas contas e, muitas vezes, falta dinheiro até para coisas essenciais.

Ao invés de enviar aumento de impostos, o GDF deveria realizar estudo de georreferenciamento dos imóveis com vistas a atualizar as alíquotas da cobrança do IPTU de maneira justa e de acordo com as características de cada região administrativa.

Como pode o Governo Rollemberg ser tão insensível neste momento?!

NÃO VOTAREMOS AUMENTO DO IPTU. Não precisa nem mandar o projeto!!!

Brasília-DF, 30 de setembro de 2016.

Deputado CHICO VIGILANTE – PT/DF