O CARTEL DOS COMBUSTÍVEIS VOLTOU A SE REAGRUPAR NO DF

Andando pelas cidades do Distrito Federal, neste sábado (25), confesso que me bateu uma revolta. É que meu alerta se confirmou de que o cartel dos combustíveis voltaria a se reagrupar, caso as autoridades não reagissem.

Por todos os cantos por onde andei neste dia, vi postos de combustível cobrando um preço altíssimo pelo litro da gasolina e sempre no mesmo patamar. Na Candangolândia o litro custava absurdos R$ 4,569.

Justamente em uma cidade desassistida de transporte público de qualidade, os donos de postos estão tomando vantagem da política cretina do governo Temer de reajustar os preços dos combustíveis diariamente.

Para o governo federal, os combustíveis servem para arrecadação e quem paga o preço é justamente a população com menor poder aquisitivo. Por onde estão o Procon e a Promotoria de Defesa do Consumidor que não fazem nada?

No passado, foi excelente o trabalho realizado pela CPI dos Combustíveis, pela Polícia Federal e pelo CADE ao adotarem providências efetivas contra o cartel.

É chegada a hora da população do DF exigir os seus direitos, já que os órgãos públicos de defesa do consumidor não cumprem o seu papel. Fazer como em Goiânia onde a população foi às ruas para bloquear o acesso às distribuidoras de combustível.

Penso que aqui em Brasília seja necessário a mesma coisa, pois, é inaceitável a passividade das autoridades frente ao governo Temer e sua ganância por explorar o povo brasileiro. Não podemos aceitar a forma cretina como esses golpistas estão conduzindo o país.

Enquanto presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Legislativa, continuarei a exercer com rigor meu papel de denunciar o conluio dos postos de combustível para explorar o povo com a combinação de preços.

Chico Vigilante, deputado distrital (PT)