OBRA PARADA DE CRECHE É ALVO DE FURTOS EM SAMAMBAIA

Denúncia Notícias

OBRA PARADA DE CRECHE É ALVO DE FURTOS EM SAMAMBAIA

As obras da construção da creche pública da quadra 609 de Samambaia estão paradas e completamente abandonadas desde 2015. O local, próximo ao Parque Três Meninas, serve de abrigo para moradores de rua e sofre com depredação e roubo de telhas e vigas de madeira.

A denúncia é do deputado distrital Chico Vigilante (PT) que foi conferir de perto o total descaso para com esse importante equipamento público.

“As imagens são revoltantes de uma obra abandonada. O Governo Rollemberg parou a obra há três anos e, agora, estão roubando até as telhas desta creche. O local virou ponto de moradia de pessoas que não têm onde morar, foram abandonadas pela vida, e hoje estão morando aqui dentro”, relata o distrital.

O cenário é deprimente e mais parece uma locação de filmes de terror. Um prédio inacabado, sem pintura, portas e janelas e com o telhado depenado. Do lado de fora, o mato toma conta do lugar ao lado de muito entulho e restos de materiais de construção.

O pior, é que com o abandono por parte do governo local, muitas pessoas se sentem confiantes para depredar o patrimônio público. As telhas coloniais, ainda em ótimo estado, estão sendo furtadas e o telhado já apresenta buracos.

Os marginais também estão levando embora as vigas de madeira que dão sustentação ao telhado da futura creche. A situação está tão fora de controle que os moradores da localidade relatam que os ladrões chegam a encostar caminhonetes para carregar os materiais de construção roubados.

Esta é somente uma das muitas creches no Distrito Federal que começaram a ser construídas durante a gestão de Agnelo Queiroz e que o atual governo não deu prosseguimento. Com isso, a demanda por vagas nas instituições sobe ano a ano.

De acordo com a Secretaria de Educação, as obras de conclusão das creches foram paralisadas em 2015 por falta das etapas já realizadas. Em dezembro de 2017 foi assinado um contrato com a empresa Combrasen para execução do remanescente da obra no valor de mais de R$ 1.6 milhão. Há divergência de entendimento no setor financeiro da secretaria para o pagamento da ordem de serviço e a obra ser reiniciada. Enquanto isso, a infraestrutura já construída continua a ser sucateada.

Falta de vagas – A falta de vagas em creches públicas mantidas pelo GDF é um problema que atinge milhares de famílias no Distrito Federal. Essa situação afeta, principalmente, as famílias nas quais as mães não têm com quem deixar as crianças para poderem trabalhar.

De acordo com dados do governo, em janeiro do ano passado, cerca de 21 mil crianças de 0 a 3 anos esperavam por uma vaga. Já o déficit entre as crianças que entre 4 e 5 anos era de 2,7 mil.

“Infelizmente, essa é a realidade de um governo que afirma ter responsabilidade para com as crianças, mas que não tem. Se tivesse, teria concluído essa obra tão importante e fundamental para as crianças da Samambaia. É lamentável que o governador não tenha dado curso à obra e que esteja nesse estado de completo abandono e de depredação”, concluiu Chico Vigilante.

Equipe Chico Vigilante

Equipe Chico Vigilante

Deixe uma resposta