Pais denunciam falta da vacina penta valente nos hospitais do DF

Pais de recém-nascidos ainda não encontram a vacina penta valente, do calendário básico de vacinação de bebês, nos hospitais e centros de saúde públicos do Distrito Federal.

Em falta desde o fim do ano passado, o Governo do Distrito Federal ainda não restabeleceu os estoques da vacina. O gabinete do deputado Chico Vigilante tem sido procurado por pais que não conseguem imunizar seus bebês e estão temerosos com a chegada do tempo frio.

Com isso, as famílias estão preocupadas, pois, não estão conseguindo imunizar os filhos de acordo com a vacinação básica que consiste na aplicação de três doses, com intervalo de 60 dias, a partir de dois meses de idade.

Uma mãe, que não quer se identificar, conta que percorreu nos últimos dias o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) e os centros de saúde do Recanto das Emas e do Riacho Fundo em busca da vacina. A informação dada por servidores da Saúde é que o medicamento está em falta no estoque.

Para conseguir imunizar o filho pequeno, de dois meses de vida, ela e o marido decidiram ir a Goiânia para ministrar a primeira dose da vacina.

A vacina pentavalente imuniza crianças contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B e outras doenças.