Partidos acionam justiça para barrar protesto dos ‘300 do Brasil’

Notícias

Partidos acionam justiça para barrar protesto dos ‘300 do Brasil’

Representação foi protocolada no Ministério Público contra atos que atentem contra o regime democrático; Seis presidentes partidários assinam o pedido

Com o objetivo de impedir que manifestações marcadas para o fim de semana aconteçam, presidentes regionais do PT, PSOL, PSB, REDE, PV e PDT ingressaram com uma Representação no Ministério Público do Distrito Federal. Os signatários da ação alegam que os atos atentam contra o regime democrático, a separação dos poderes e contra a saúde pública diante da necessidade de isolamento social.

O grupo conhecido como “Os 300 do Brasil” – que chegou a levantar acampamento na Esplanada no último fim de semana – chamou novos protestos para o próximo sábado, 9. O mote da mobilização é “carreata pró-Bolsonaro e contra a ditadura do STF”. Por meio de vídeos e páginas temáticas nas redes sociais, organizadores estão convocando apoiadores do presidente para uma “mega carreata” em Brasília que, em tese, contará com a participação de pessoas de todo o país.

Os presidentes dos partidos no DF pediram ao MPDFT que sejam adotadas todas as medidas necessárias para impedir a realização não só desse, como de futuros atos antidemocráticos. Além disso, a representação também requer o impedimento da instalação do acampamento do grupo “Os 300 do Brasil” e que o Governo do Distrito Federal impeça a entrada de veículos de outros estados que cheguem à capital com a finalidade de se somar às manifestações.

“Não bastasse atentarem contra a Constituição e contra o regime democrático, o ato citado e o acampamento intitulado “300 do Brasil” atentam também contra a saúde pública do Distrito Federal. Isso porque manifestações, ainda que convocadas como carreatas, desaguam em aglomeração de pessoas”, destaca trecho da representação.

Assinam a Representação
– Jacy Afonso – presidente do PT-DF
– Fábio Felix – presidente do PSOL-DF
– Rodrigo Oliveira Dias – presidente do PSB-DF
– Eduardo Brandão – presidente PV-DF
– George Michel – presidente PDT-DF
– Ádila Rocha – presidente Rede-DF

Chico Vigilante

Chico Vigilante

Deixe uma resposta