Piso da Educação: “Bolsonaro apenas cumpriu a lei”, afirma Chico Vigilante

 

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) comentou e explicou, em suas redes sociais porque é falso o anúncio feito pelo presidente Jair Bolsonaro, na última semana, de que concedeu reajuste no piso da Educação.  “Ele tinha de cumprir a Lei 11.738/2008, do governo Lula, na gestão Haddad”, afirmou.

 

Leia aqui o texto inteiro do parlamentar do Distrito Federal:

 

Tem gente dizendo que Bolsonaro deu 33% de reajuste no piso da educação. Falsa notícia, ou lorota, como dizem. Bolsonaro queria dar 7,5%, mas foi alertado que a oposição iria ao STF e obteria uma decisão obrigando a cumprir a Lei 11.738/2008, do governo Lula, na gestão Haddad!!

Durante seu segundo mandato, em 2008, o então presidente Lula e seu ministro da Educação, Fernando Haddad, sancionaram a Lei nº 11.738/2008, que estabeleceu pela primeira vez na história o Piso Salarial Nacional para professores de escolas públicas da educação básica.

O piso nacional dos profissionais do magistério público é o valor mínimo que devem receber os professores em início de carreira e passou a valer para todo o país.

Com a aprovação do Piso, a categoria passou a ter um salário mínimo próprio.

Quando a lei foi aprovada, cerca de 37% dos professores do país recebiam menos do que o piso, que em 2009, primeiro ano da Lei, era de R$950,00. Ou seja, Bolsonaro só assinou por medo de ser derrotado, mais uma vez, pelo PT e partidos da base.

Chico Vigilante