Pregão Eletrônico para compra de kits de uniforme escolar é cancelado

Nesta manhã, realizamos uma importante audiência pública para debater a licitação da Secretaria de Educação para a compra de kits de uniformes escolares para as escolas públicas do DF.

Começamos com uma boa notícia. Muito oportunamente, a Secretaria de Educação determinou o cancelamento da licitação para a compra de uniformes escolares.

Isso, no entanto, não é deixar o setor têxtil do DF satisfeito por completo, pois, a intenção do governo é ainda realizar uma licitação para a compra dos uniformes sob outro edital.

No entanto, fica claro que é necessário mudar o objeto desta licitação e evitar que um lote somente seja posto à venda. E pior, não pode uma única empresa de fora ganhar a licitação e levar recursos e tributos para fora do DF.

A grande preocupação, discutida na audiência de hoje, é que, com apenas um lote a ser licitado, somente uma empresa irá vencer o certame. Com isso, cerca de 4 mil trabalhadores poderão perder o emprego, caso a licitação ocorra nos termos em que foi proposto o edital cancelado.

Todos sabemos que o Distrito Federal é uma das unidades da federação com alto índice de desempregados no Brasil. Mais de 20% da população economicamente ativa está composta por desempregados, com a tendência a ampliar esse número.

As malharias do DF são verdadeiras escolas que contratam pessoas sem experiência para torná-las profissionais. Na maioria, as empresas são formadas por mulheres, de todas as idades, que estão desesperadas com a possibilidade de perderem o trabalho.

Com o edital cancelado, é preciso que os empresários do ramo procurem o GDF para propor alternativas e, principalmente, soluções para que o próximo texto seja justo para com as indústrias do Distrito Federal. Necessariamente, tem que ser um processo de ‘ganha-ganha’, em que ninguém perca.