Projeto leva estudantes da rede pública ao cinema

Emenda parlamentar do deputado Chico Vigilante viabiliza projeto que oferece sessões gratuitas de cinema, transporte de ida e volta e lanche para atender até 5 mil alunos

Começou nesta terça-feira (11), o projeto “A escola no cinema”, que vai levar 5 mil alunos de escolas públicas de quinze cidades do DF para assistir a filmes do cinema brasileiro gratuitamente.

Até o dia 15 de abril, sessões diárias serão realizadas nas salas do Cine Cultura Liberty Mall. Dentre os filmes selecionados, destaque para “Peixonauta”, “Tainá 3” e “Tito e os pássaros”, pré-indicado ao Oscar na categoria de melhor animação.

A iniciativa é destinada a alunos da rede de ensino do DF, desde a pré-escola até o ensino médio, bem como aos que cursam a Educação de Jovens e Adultos.

O projeto é custeado com emendas parlamentares do deputado Chico Vigilante (PT), no valor de R$ 200 mil, especificamente para essa finalidade junto à Secretaria de Cultura do DF.

“É muito importante oferecer aos estudantes das escolas públicas do Distrito Federal a oportunidade de, a partir da experiência do cinema, ampliar o aprendizado para além da sala da aula”, afirma o parlamentar.

Os cinco longas-metragens e cinco curtas serão exibidos em três sessões diárias durante o período regular de aula, de manhã, de tarde e à noite, e serão programados de acordo com a faixa etária da plateia. Além das sessões de cinema, o projeto oferece transporte de ida e volta e lanche para todos os participantes.

De acordo com o curador e produtor Nilson Rodrigues, a ideia busca contribuir para superar a exclusão cultural na nossa sociedade. “Os alunos da rede pública têm poucas condições e oportunidades de frequentar cinemas, principalmente devido às limitações financeiras”, destaca.

Os longas-metragens escolhidos incluem animações e ficções premiadas.

São títulos como “Tito e os Pássaros”, de 2018, de Gustavo Steinberg, André Catoto e Gabriel Bitar, que foi pré-indicada ao Oscar e indicada ao prêmio Annie, o mais importante da animação de cinema.

Também serão exibidas as animações “Peixonauta – O Filme” e “Gemini8”, de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo, que levam para a tela de cinema séries de sucesso da televisão.

Dentre os filmes de ficção, “Tainá 3 – A Origem”, dirigido por Rosane Svartman; e “O Outro Lado do Paraíso”, longa assinado por André Ristum. Dentre os curtas, o projeto vai exibir “A Piscina de Caíque”, “Eric Acorde”, “Lá do Alto”, “Caminho dos Gigantes” e “Vida Maria”.