Projeto leva estudantes da rede pública ao cinema

Notícias

Projeto leva estudantes da rede pública ao cinema

Emenda parlamentar do deputado Chico Vigilante viabiliza projeto que oferece sessões gratuitas de cinema, transporte de ida e volta e lanche para atender até 5 mil alunos

Começou nesta terça-feira (11), o projeto “A escola no cinema”, que vai levar 5 mil alunos de escolas públicas de quinze cidades do DF para assistir a filmes do cinema brasileiro gratuitamente.

Até o dia 15 de abril, sessões diárias serão realizadas nas salas do Cine Cultura Liberty Mall. Dentre os filmes selecionados, destaque para “Peixonauta”, “Tainá 3” e “Tito e os pássaros”, pré-indicado ao Oscar na categoria de melhor animação.

A iniciativa é destinada a alunos da rede de ensino do DF, desde a pré-escola até o ensino médio, bem como aos que cursam a Educação de Jovens e Adultos.

O projeto é custeado com emendas parlamentares do deputado Chico Vigilante (PT), no valor de R$ 200 mil, especificamente para essa finalidade junto à Secretaria de Cultura do DF.

“É muito importante oferecer aos estudantes das escolas públicas do Distrito Federal a oportunidade de, a partir da experiência do cinema, ampliar o aprendizado para além da sala da aula”, afirma o parlamentar.

Os cinco longas-metragens e cinco curtas serão exibidos em três sessões diárias durante o período regular de aula, de manhã, de tarde e à noite, e serão programados de acordo com a faixa etária da plateia. Além das sessões de cinema, o projeto oferece transporte de ida e volta e lanche para todos os participantes.

De acordo com o curador e produtor Nilson Rodrigues, a ideia busca contribuir para superar a exclusão cultural na nossa sociedade. “Os alunos da rede pública têm poucas condições e oportunidades de frequentar cinemas, principalmente devido às limitações financeiras”, destaca.

Os longas-metragens escolhidos incluem animações e ficções premiadas.

São títulos como “Tito e os Pássaros”, de 2018, de Gustavo Steinberg, André Catoto e Gabriel Bitar, que foi pré-indicada ao Oscar e indicada ao prêmio Annie, o mais importante da animação de cinema.

Também serão exibidas as animações “Peixonauta – O Filme” e “Gemini8”, de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo, que levam para a tela de cinema séries de sucesso da televisão.

Dentre os filmes de ficção, “Tainá 3 – A Origem”, dirigido por Rosane Svartman; e “O Outro Lado do Paraíso”, longa assinado por André Ristum. Dentre os curtas, o projeto vai exibir “A Piscina de Caíque”, “Eric Acorde”, “Lá do Alto”, “Caminho dos Gigantes” e “Vida Maria”.

Equipe Chico Vigilante

Equipe Chico Vigilante

Deixe uma resposta