PT É PREFERÊNCIA ENTRE 19% DOS BRASILEIROS

Apesar da constante campanha difamatória e do golpe parlamentar contra a presidente Dilma Rousseff, o Partido dos Trabalhadores ainda é preferência entre os brasileiros. De acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha, em setembro, o PT tem a simpatia de 19% dos brasileiros.

Desde 2014, quando a presidenta Dilma foi eleita, a legenda não atingia essa taxa de aceitação. Essa é a terceira alta consecutiva do partido na série de pesquisas do instituto. Em abril, a legenda ficou com 15% da preferência e, em junho, com 18%.

Outro dado interessante é que os melhores desempenhos do partido foram registrados na região Nordeste, onde foi citado como o preferido de 29% da população.

Em contrapartida, os partidos articuladores do golpe parlamentar que destruíram a imagem e a economia do País, PSDB e PMDB, ficaram com a preferência de apenas 4% e 5% dos brasileiros, respectivamente. Na sequência, PSB e PSOL ficaram com 1%, cada um.

Conforme o histórico do Datafolha, o PT lidera em preferência desde o fim dos anos 90, ainda quando fazia oposição ao governo do tucano Fernando Henrique Cardoso. Durante muitos anos, ostentou taxa acima de 20%.

Mais dados

A pesquisa foi realizada nos dias 27 e 28 de setembro com 2.772 entrevistas. O resultado mostra ainda que o Partido dos Trabalhadores é preferência entre 26% dos eleitores com ensino fundamental e entre os que têm renda familiar mensal de até dois salários mínimos, 24%.

Assuntos Relacionados