Secretário garante: nenhum trabalhador será demitido

Nenhum trabalhador terceirizado será demitido com a redução dos contratos terceirizados realizada pelo Governo do Distrito Federal. A garantia foi dada ao deputado Chico Vigilante (PT) pelo secretário de Fazenda, André Clemente, nesta segunda-feira (14), em reunião com o presidente da Câmara Legislativa, deputado Rafael Prudente (MDB).

“O secretário de Fazenda me deu a garantia de que eles querem diminuir o valor dos contratos terceirizados, mas que, segundo ele, não vão mexer com nenhum trabalhador terceirizado”, informou Chico Vigilante na saída da reunião.

O distrital petista conta que os terceirizados estavam ansiosos desde que surgiu a notícia de que o Governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou o corte de 25% dos contratos celebrados pelo GDF.

Na última quinta-feira, os meios de comunicação de Brasília noticiaram a ordem do Governador Ibaneis Rocha (MDB) de reduzir em 25% ou, até mesmo, de extinguir os contratos celebrados com o GDF para gerar economia nos cofres públicos.

Por meio de decreto, seria estabelecido o prazo de até 90 dias para que as secretarias, órgãos da administração direta, autárquica e fundacional, bem como as estatais, façam as adequações e informem à Secretaria de Planejamento um relatório com a comprovação das alterações.

De imediato, Chico Vigilante agiu para evitar que a redução dos contratos pudesse se transformar na demissão em massa de trabalhadores terceirizados.

No mesmo dia, Chico procurou o secretário da Casa-Civil, Eumar Novicki, que informou que o decreto não está pronto e que chamaria os sindicatos para uma reunião no Buriti. Também se encontrou com o vice-governador, Paco Britto, que demonstrou apoio na resolução do problema.

Na sexta-feira, o deputado somou o apoio do presidente da CLDF, deputado Rafael Prudente, que assegurou que ‘estava junto com os trabalhadores nessa luta’.

Para comprovar que não havia a necessidade de cortes na força de trabalho, o petista determinou a realização de um estudo minucioso dos gastos do GDF com contratos de serviços terceirizados.

O objetivo foi apresentar os resultados para o governo com sugestões para o Decreto que está sendo preparado pelo governo, como a redução da margem de lucro das empresas, ao invés da demissão de trabalhadores.

Agora, com a situação sob controle, Chico Vigilante informa que estará atento para o cumprimento da garantia dada pelo governo. “Vou continuar na linha de frente desta luta na defesa de todos os trabalhadores terceirizados do Distrito Federal”, promete.