SEM A CORONAVAC, A IMUNIZAÇÃO BRASILEIRA SERIA PÍFIA

Artigo Notícias

SEM A CORONAVAC, A IMUNIZAÇÃO BRASILEIRA SERIA PÍFIA

Chico Vigilante – Deputado Distrital – PT/DF

Nesta quarta-feira (7), o Instituto Butantan entregou mais 1 milhão de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde. Desde o início das entregas, em 17 de janeiro, o total de vacinas oferecidas ao Plano Nacional de Imunizações alcançou o número de 38,2 milhões de doses e a expectativa é que, até o fim de abril, seja entregue um total de 46 milhões de vacinas.

Tudo isso somente está sendo possível em razão do trabalho dos abnegados pesquisadores do Instituto Butantan, que desenvolveu, em parceria com o laboratório chinês Sinovac, o imunizante de cerca de 98% dos brasileiros vacinados até hoje. O fato é que, caso o Brasil não dispusesse da CoronaVac, neste momento, pouquíssimos brasileiros teriam sido imunizados.

Todos os brasileiros foram testemunhas de quão intensa foi a luta deste centenário instituto de pesquisa e ciência para iniciar o processo de fabricação e entrega do imunizante que salva a vida de milhões de brasileiros. A começar pela insanidade do presidente Jair Bolsonaro, com sua política antivacina e negacionista, seus constantes ataques e deboches à CoronaVac. Somemos as trapalhadas de seus ministros de Estado em conjunto com as grosserias do senador Flávio Bolsonaro à China. No fim, esse desastre diplomático trouxe dificuldades para a importação da China do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), o insumo fundamental para a produção das vacinas.

Atualmente, nosso país sofre com a falta de imunizantes em razão da ineficaz e tardia atuação do governo federal na compra de imunizantes com os laboratórios mundiais. No entanto, essa situação pode mudar e exemplos não faltam. Até bem pouco tempo atras, os Estados Unidos seguiam a mesma política de negacionismo e antivacina com o governo Trump. Com a eleição de Joe Biden, a política de imunização deu uma guinada de 180 graus e o país passou a vacinar a população em velocidade e, até junho, todo estadunidense que desejar estará imunizado.

Tudo isso só foi possível devido à mudança de governo imposta pela vontade popular, o que precisamos que aconteça no Brasil para que a nossa população tenha, enfim, a execução de um plano de vacinação eficaz e com a rapidez que a situação atual demanda.

Chico Vigilante é Deputado Distrital, foi Deputado Federal, foi Presidente da CUT e do PT/DF

Chico Vigilante

Chico Vigilante

Deixe uma resposta