Sindicatos pedem prioridade para vacinação de jornalistas e radialistas

Notícias

Sindicatos pedem prioridade para vacinação de jornalistas e radialistas

O deputado Chico Vigilante (PT) apresentou ofício ao Governador Ibaneis Rocha solicitando a inclusão de jornalistas, radialistas e trabalhadores da imprensa no grupo prioritário de vacinação contra a COVID-19. A demanda partiu dos sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas do Distrito Federal.
No pedido, o SJPDF e o SINRAD-DF argumentam que, embora o Plano Nacional de Vacinação não contemple a categoria entre os grupos prioritários, os profissionais da imprensa desempenham atividades legalmente consideradas essenciais durante a pandemia.
“Os profissionais da comunicação estão extremamente expostos e vulneráveis em decorrência da cobertura da grave crise sanitária. Além da atuação nas ruas, hospitais, Congresso Nacional, Câmara Legislativa e outros espaços de circulação, muitos desses profissionais também trabalham em ambientes fechados e sem ventilação natural, como redações e estúdios de rádio e televisão”, justificam.
Os sindicatos reforçam que o Decreto Federal 10.288/2020 incluiu as atividades da imprensa como essenciais e determinou que devem ser adotadas medidas para evitar o adoecimento dos profissionais.
As entidades representativas ainda clamam que o GDF invista recursos para a aquisição de vacinas suficientes para que toda a população seja imunizada em ritmo mais acelerado, somando-se a outros Estados. Também reivindicam a ampliação do valor e concessão imediata de auxílio emergencial e a circulação de um número maior de ônibus na cidade.
Chico Vigilante

Chico Vigilante

Deixe uma resposta