Taxistas pedem fim a portaria que limita tempo de parada no aeroporto

Uma portaria da Secretaria de Mobilidade Urbana, de agosto de 2015, prevê multa para todos os taxistas que permanecerem mais de dois minutos estacionados no terminal de desembarque do Aeroporto de Brasília ao embarcar passageiros.  A medida tem causado prejuízos aos profissionais.

Para encontrar uma solução para o problema, um grupo de taxistas solicitou ajuda do deputado distrital Chico Vigilante (PT), na quarta-feira (25), na tentativa de obter sua intermediação junto ao secretário de Mobilidade do GDF, Marcos Dantas. Além da derrubada da portaria, o grupo também pede a anistia das multas.

De acordo com o representante do grupo, o taxista Aldemir dos Santos, os agentes da Secretaria agem na “surdina”, e ficam escondidos atrás de pilastras para emitir as multas. Os taxistas pedem uma abordagem formal, ao mesmo tempo em que alegam que dois minutos é um tempo muito curto para pegar um passageiro.

 “Muitos ligam para o rádio táxi quando estão desembarcando, e temos que aguardar eles chegarem do desembarque”, argumentou Aldemir.

Há trabalhadores que acumulam dívidas que variam de R$ 4 mil a R$ 6 mil. “Em 20 anos trabalhando nas ruas, estamos vivendo uma situação tão caótica que o dinheiro que recebemos com as corridas de táxis mal dá para pagar as contas. Com as multas, temos que trabalhar até 12 horas por dia”, relatou.

 Diante da situação, Vigilante marcou uma reunião para a próxima sexta-feira (27) entre os taxistas e o secretário de Mobilidade Urbana para buscar uma solução para o empasse.